“Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.
‘And remember, I am with you always, to the end of the age’ (Mt 28:20).
«Yo estoy con ustedes todos los días, hasta el fin del mundo» (Mt 28, 21).
“Ecco, io sono con voi tutti i giorni, fino alla fine del mondo” (Mt 28,20).
Junho/2014O evangelista Mateus começa o Evangelho lembrando que aquele Jesus cuja história ele está prestes a narrar é o Deus-conosco, o Emanuel (cf Mt 1,23), e termina a narração com as palavras acima, com as quais Jesus promete que ficará sempre conosco, mesmo depois de ter voltado para o céu. Até o final dos tempos Ele será o Deus-conosco.
Jesus dirige essas palavras aos discípulos depois de lhes ter confiado a missão de ir pelo mundo inteiro para levar a sua mensagem. Ele estava bem consciente de que os mandava como ovelhas em meio a lobos e de que eles haveriam de sofrer contrariedades e perseguições (cf Mt 10,16-22). Por isso não queria deixá-los sozinhos nessa missão. E assim, justamente no momento em que está partindo, promete que vai ficar! Os discípulos não o verão mais com os olhos, não ouvirão mais a sua voz, não poderão mais tocá-lo, mas Ele estará presente no meio deles. Como antes, ou melhor, mais do que antes, porque se até então a sua presença se localizava num lugar bem determinado (em Cafarnaum, ou junto ao lago, ou na montanha, ou em Jerusalém), de agora em diante Ele estará em todo lugar onde estiverem os seus discípulos.
Jesus pensava também em todos nós, que teríamos que viver em meio à vida complexa do dia a dia. Sendo Ele o Amor feito homem, deve ter pensado: “Eu gostaria de estar sempre com os homens, gostaria de partilhar com eles todas as suas preocupações, gostaria de os aconselhar, gostaria de caminhar com eles pelas ruas, entrar nas casas, reavivar a alegria deles com a minha presença”.
Foi por isso que Ele decidiu permanecer conosco e fazer-nos sentir a sua proximidade, a sua força, o seu amor.
O Evangelho de Lucas narra que os discípulos, depois de terem visto Jesus subir ao Céu, “voltaram para Jerusalém, com grande alegria” (Lc 24,52). Como é possível isso? É porque eles tinham experimentado o quanto são verdadeiras aquelas suas palavras.
Também nós sentiremos uma imensa alegria se acreditarmos realmente na promessa de Jesus.
“Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.
Essas palavras, as últimas que Jesus dirige aos seus discípulos, assinalam o fim da sua vida terrena e, ao mesmo tempo, o início da vida da Igreja, na qual Ele está presente de muitos modos: na Eucaristia, na sua Palavra, nos seus ministros (os bispos, os sacerdotes), nos pobres, nos pequeninos, nos excluídos… em todos os próximos.
Nós costumamos dar destaque a uma presença especial de Jesus, aquela que Ele mesmo nos indicou, sempre no Evangelho de Mateus: “Onde dois ou três estiveram reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18,20). Por meio dessa presença Jesus quer ter a possibilidade de comparecer em todo lugar.
Quando vivemos tudo o que Ele manda e de modo especial o seu mandamento novo, podemos experimentar esta sua presença inclusive fora da igrejas, no meio das pessoas, lá onde elas vivem, em todo lugar.
A parte que cabe a nós é manter o amor mútuo, de serviço, de compreensão, de participação nas dores, nos anseios e nas alegrias dos nossos irmãos, aquele amor que tudo cobre, que tudo perdoa, amor típico do cristianismo.
Procuremos viver assim, para que todos tenham já nesta terra a possibilidade de se encontrar com Jesus.
Chiara Lubich
Este comentário à Palavra de Vida foi publicado originalmente em maio de 2002.
Fonte: http://www.focolare.org/pt/news/2014/05/27/giugno-2014/
June/2014
Because of his love, Jesus wished to be with his followers always. His presence among those who love one another is how he fulfils his promise wherever people may be.
The evangelist Matthew begins his gospel by reminding us that Jesus, whose story he is about to tell, is God-with-us, Emmanuel (see Mt 1:23). He ends his story with these words. In them Jesus promises he will stay with us always, even after he has returned to heaven. Until the end of time he will be God-with-us.
Jesus spoke these words to the disciples after he had given them the task of bringing his message to the whole world. He was well aware that he was sending them out like sheep among wolves and that they would face obstruction and persecution (see Mt 10:16-22). For this reason he didn’t want to leave them alone in their mission. So, at the very moment he was leaving, he promised to stay! They will no longer see him with their eyes, no longer hear his voice, will not be able to touch him, but he will be present in their midst, just as before and indeed more than before. Until then, his presence had been localized in one precise place, in Capernaum, on the lake, on the mountain, or in Jerusalem. From now on, he will be wherever his disciples are.
Jesus was also thinking of all of us living in the midst of the complexities of daily life. Because he is Love incarnate, he will have thought to himself: I would like to be with human beings always, I would like to share every worry with them, I would like to counsel them, I would like to walk with them along their streets, enter their homes, revive their joy with my presence.
For this reason he wanted to stay with us and make us feel his closeness, his strength, his love.
Luke’s gospel tells us that having seen him ascend into heaven, the disciples ‘returned to Jerusalem with great joy’ (Lk 24:52). How could that be? They had already experienced the reality of his words.
We too will be full of joy if we truly believe in Jesus’s promise:
‘And remember, I am with you always, to the end of the age.’
These words, the last spoken by Jesus to his disciples, mark the end of his life on earth and, at the same time, the start of the life of the Church where Jesus is present in many ways: in the Eucharist, in his Word, in his ministers (bishops, priests), in the poor, in the little ones, in the marginalized… in all neighbours.
Perhaps we could emphasize a specific presence of Jesus, the one that he himself, again in Matthew’s Gospel, pointed out to us: ‘Where two or three are gathered in my name, I am there among them’ (Mt. 18:20). Through this presence he wants to be able to remain in every place.
If we live what he commands, especially his new commandment, we can experience this presence of his also outside of church, in the midst of people, in the places they live, everywhere.
What is asked of us is love that is mutual, that serves, that understands, that shares in the sufferings, anxieties and joys of our brothers and sisters – that love which covers over everything, forgives all things, typical of Christianity.
Let’s live like this so that everyone may have the chance to meet Him already here on earth.
Chiara Lubich
(First published in May 2002)
Fonte: http://www.focolare.org/en/news/2014/05/27/giugno-2014/
El evangelista Mateo comienza el Evangelio recordando que ese Jesús cuya historia va a narrar es el Dios-con-nosotros, el Enmanuel (cf. Mt 1, 23), y lo concluye refiriendo las palabras arriba citadas, con las que Jesús promete que estará siempre con nosotros, incluso después de que haya vuelto al cielo. Hasta el final del mundo será Dios-con-nosotros.
Jesús dirige estas palabras a sus discípulos después de haberles encomendado la tarea de ir por el mundo entero a llevar su mensaje. Era muy consciente de que los mandaba como ovejas en medio de lobos, y de que sufrirían contrariedades y persecuciones (cf. Mt 10, 16-22). Por eso no quería dejarlos solos en su misión. Así, precisamente en el momento en que se va, ¡promete quedarse! Ya no lo verán con los ojos, no volverán a oír su voz ni podrán tocarlo, pero Él estará presente en medio de ellos, como antes e incluso más que antes. Pues si hasta entonces su presencia se localizaba en un lugar bien preciso –en Cafarnaúm, en el lago, en el monte o en Jerusalén–, de ahora en adelante Él estará dondequiera que estén sus discípulos.
Jesús se refería también a todos nosotros, que tendríamos que vivir en medio de la vida compleja de cada día. Como Amor encarnado que es, habrá pensado: yo quisiera estar siempre con los hombres, quisiera compartir con ellos sus preocupaciones, quisiera aconsejarles, quisiera caminar con ellos por los caminos, entrar en las casas, reavivar su alegría con mi presencia.
Por eso quiso permanecer con nosotros y hacer que sintiésemos su cercanía, su fuerza y su amor.
El Evangelio de Lucas cuenta que después de haberlo visto ascender al cielo, sus discípulos «se volvieron a Jerusalén con gran alegría» (Lc 24, 52). ¿Cómo podía ser? Porque habían experimentado la realidad de esas palabras suyas.
También nosotros estaremos llenos de alegría si creemos de verdad en la promesa de Jesús:
«Yo estoy con ustedes todos los días, hasta el fin del mundo».
Estas palabras, las últimas que Jesús dirige a sus discípulos, marcan el final de su vida terrena y, al mismo tiempo, el inicio de la vida de la Iglesia, en la cual está presente de muchos modos: en la Eucaristía, en su Palabra, en sus ministros (los obispos, los sacerdotes), en los pobres, en los pequeños, en los marginados…, en todos los prójimos.
A nosotros nos gusta subrayar en particular una presencia de Jesús: la que Él mismo nos indicó en este mismo Evangelio, el de Mateo: «Donde dos o tres están reunidos en mi nombre, allí estoy yo en medio de ellos» (Mt 18, 20). Mediante esta presencia, Él quiere poder establecerse en cualquier lugar.
Si vivimos lo que Él manda, especialmente su mandamiento nuevo, también podemos experimentar esta presencia suya fuera de las iglesias, en medio de la gente, en los lugares donde la gente vive, por todas partes.
Lo que se nos pide es ese amor mutuo, de servicio, de comprensión, de participación en los dolores, en las ansias y en las alegrías de nuestros hermanos; ese amor que todo lo cubre y que todo lo perdona y que es propio del cristianismo.
Vivamos así para que todos tengan la oportunidad de encontrarse con Él ya en esta tierra.
Chiara Lubich
Palabra de vida publicada en Ciudad Nueva n. 387 (5/2002), p. 24.
Fonte:http://www.focolare.org/es/news/2014/05/27/giugno-2014/
Giugno/2014
L’evangelista Matteo inizia il Vangelo ricordando che quel Gesù, di cui sta per narrare la storia, è il Dio-con-noi, l’Emmanuele (cf Mt 1,23), e lo conclude riportando le parole citate, con le quali Gesù promette che rimarrà sempre con noi, anche dopo essere tornato al Cielo. Fino alla fine del mondo sarà il Dio-con-noi.
Gesù rivolge queste parole ai discepoli dopo aver affidato loro il compito di andare nel mondo intero a portare il suo messaggio. Era ben consapevole che li mandava come pecore in mezzo ai lupi e che avrebbero subìto contrarietà e persecuzioni (cf Mt 10,16-22). Per questo non voleva lasciarli soli nella loro missione. Così, proprio nel momento in cui se ne va, promette di rimanere! Non lo vedranno più con i loro occhi, non sentiranno più la sua voce, non potranno più toccarlo, ma lui sarà presente in mezzo a loro, come prima, anzi più di prima. Se, infatti, fino ad allora la sua presenza era localizzata in un luogo ben preciso, a Cafarnao, o sul lago, o sul monte, o a Gerusalemme, d’ora in poi egli sarà là dovunque sono i suoi discepoli.
Gesù aveva presenti anche tutti noi che avremmo dovuto vivere in mezzo alla vita complessa di ogni giorno. Perché Amore incarnato, avrà pensato: io vorrei essere sempre con gli uomini, vorrei dividere con loro ogni preoccupazione, vorrei consigliarli, vorrei camminare con loro per le strade, entrare nelle case, ravvivare con la mia presenza la loro gioia.
Per questo ha voluto rimanere con noi e farci sentire la sua vicinanza, la sua forza, il suo amore.
Il Vangelo di Luca racconta che dopo averlo visto ascendere al Cielo, i discepoli “tornarono a Gerusalemme con grande gioia” (Lc 24,52). Come poteva essere? Avevano sperimentato la realtà di quelle sue parole.
Anche noi saremo pieni di gioia se crediamo veramente alla promessa di Gesù:
“Ecco, io sono con voi tutti i giorni, fino alla fine del mondo”
Queste parole, le ultime che Gesù rivolge ai discepoli, segnano la fine della sua vita terrena e, nello stesso tempo, l’inizio della vita della Chiesa, nella quale è presente in tanti modi: nell’Eucaristia, nella sua Parola, nei suoi ministri (i vescovi, i sacerdoti), nei poveri, nei piccoli, negli emarginati…, in tutti i prossimi.
A noi piace sottolineare una presenza particolare di Gesù, quella che lui stesso, sempre nel Vangelo di Matteo, ci ha indicato: “Dove sono due o tre riuniti nel mio nome, io sono in mezzo a loro” (cf Mt 18,20). Mediante questa presenza egli vuole potersi stabilire in ogni luogo.
Se viviamo quanto lui comanda, specialmente il suo comandamento nuovo, possiamo sperimentare questa sua presenza anche fuori delle chiese, in mezzo alla gente, nei posti in cui essa vive, ovunque.
Quello che ci è chiesto è quell’amore vicendevole, di servizio, di comprensione, di partecipazione ai dolori, alle ansie e alle gioie dei nostri fratelli; quell’amore che tutto copre, che tutto perdona, tipico del cristianesimo.
Viviamo così, perché tutti abbiano la possibilità di incontrarsi con Lui già su questa terra.
Chiara Lubich
Pubblicata in Città Nuova 2002/8, p.7.
Fonte: http://www.focolare.org/it/news/2014/05/27/giugno-2014/
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