Para não enjoar de comer o pão feito com o seu levain, você pode fazer outras receitas, como focaccia. Usei como base esta receita (tem vídeo aqui) e a cobertura desta (aliás, devem ficar bem boas com o fermento biológico mesmo, caso você não tenha levain).
400g de farinha
290g de água morna
100g de levain
8g de sal
8g de mel
25g de azeite (massa)
Azeite para untar a forma
4 dentes de alho
Alecrim
Pimenta calabresa
25g de azeite (cobertura)
Flor de sal
Modo de preparo:
Refresque seu fermento, ou seja, pegue 25g de levain, 50g de farinha e 50g de água. Misture bem, marque o pote na altura do levain, cubra e coloque em um lugar quentinho, como o forno com a luz acesa. Deixe ele lá por umas seis horas ou até pelo menos dobrar de tamanho.
Misture o mel com a água para "dissolver", coloque o azeite (25g) e 300g de farinha. Deixe descansar por meia hora. Misture o levain (depois que dobrou de tamanho). Coloque o sal e o resto da farinha (100g) e misture bem. Vai ficar mais mole que a massa do pão, mas vai dar certo. Deixe descansar por uma ou duas horas e comece as dobras. Faça dobras a cada meia hora por quatro vezes.
Unte bem uma assadeira pequena (pode colocar bastante azeite para não grudar) e coloque a massa. Espalhe na assadeira. Ela vai encolher, então deixe descansando por uns minutos e vá esticando aos poucos até que a massa esteja espalhada no fundo inteiro e deixe descansar por umas duas horas.
Cubra com plástico filme em contato e deixe na geladeira por 12 horas.
Depois das 12 horas, corte o alho em lâminas não muito finas e misture com o azeite (25g), o alecrim e a pimenta.
Pré-aqueça o forno em 250 graus. Tire sua focaccia da geladeira e deixe crescer por mais ou menos uma hora antes de colocar no forno (fiz isso e ela ficou mais fofinha). Faça "furos" na sua focaccia com os dedos (e vai formar bolhas). Coloque a cobertura e salpique flor de sal. Asse até ficar dourada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário