Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Memórias de uma gueixa (2006)


Título original: Memoirs of a Geisha
Autor: Arthur Golden
Tradutora: Lya Luft
Editora: Imago Editora (Rio de Janeiro)

“Mas agora sei que nosso mundo não é mais permanente do que uma onda subindo no oceano. Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela num papel.”

A história se passa no Japão, primeiro numa cidadezinha do interior, Yoroido, e depois em Gion, Kioto. A época vai dos anos 20 até depois da II Guerra Mundial. É a história da pequena Chiyo, uma japonesinha de olhos azul-acinzentados. Começa pela sua infância, quando brincava no rio, morava numa casa bêbada, uma vida simples, com seu pai pescador, sua mãe doente e uma irmã mais velha; passa pela parte de sofrimento quando é vendida e chega a um okiya; até se tornar a gueixa Sayuri.
Quando criança, era uma garota simples e ingênua, vivia no interior e nem imaginava que poderiam existir gueixas. Sua vida muda quando conhece o senhor Tanaka, um homem rico que a maravilhava. Chiyo e sua irmã são vendidas e vão para Kioto. Lá são separadas e Chiyo vive como escrava. Consegue se encontrar uma vez com sua irmã, mas não consegue fugir com ela. Mas sua vida muda novamente quando conhece o Presidente, que era o presidente de uma grande empresa. Apaixona-se por ele e vive em função dessa paixão.
Chiyo se torna a gueixa Sayuri, que encanta muitos homens com o seu jeito e os diferentes olhos. Consegue alcançar praticamente todos os seus objetivos, aprendendo que sempre é preciso sacrificar algo na vida, que nem sempre se consegue tudo o que se quer. Além disso, também aprende que é possível escolher o próprio destino e é isso que ela faz, a própria escolha, em busca dos seus sonhos.

Nenhum comentário: