Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

The Septembers of Shiraz (2008)


Autora: Dalia Sofer
Editora: HarperCollins Publishers (Nova York)

“Why is it, he wonders, that wealth must always be accompanied by guilt, if not shame? Had he not worked hard for it, and had it not, in the end, saved his life? (…) Why the constant indignation at a man who dares to live well? Does living well imply selfishness? Was he–Isaac Amin–a selfish man?”
The Septembers of Shiraz conta a história de Isaac Amin e sua família. Estamos no Irã em 1981. Muitas pessoas são presas, interrogadas, torturadas. Outras tantas fogem do país. Isaac é preso. É interrogado e torturado, mas não sabe qual é seu crime, seria ser rico? Ter uma vida confortável? Na prisão conhece a história de outros presos, bem como a de alguns dos guardas. Conhece o sofrimento e sente saudade das simples coisas da vida, da família, de coisas que não valorizava tanto.
Enquanto isso, sua esposa e filha continuam em casa. A esposa, Farnaz, tenta encontra-lo, mas seus esforços são inúteis. Sua filha, Shirin, rouba, da casa de uma amiga cujo pai é um guarda, fichas de pessoas que estão sendo estudadas para depois serem capturadas, entre estas, seu tio. Ela enterra essas fichas no jardim da casa e fica aflita quando sua amiga comenta sobre o roubo. E vão levando uma vida tensa, sobrevivendo ao caos e com medo do futuro tão incerto.
Isaac também tem um filho, Parviz, que está nos Estados Unidos. Ele vive em um quarto alugado de uma família de judeus. No decorrer do livro, conhecemos a história dessa família também. Parviz acaba se apaixonando pela filha mais velha dessa família, Rachel, uma garota dedicada e tímida.
Depois de muito sofrimento, Isaac paga por sua liberdade e volta para casa. Mas nada vai voltar a ser como era no passado, e toda a família deixa esse passado para trás ao fugir para a Turquia, planejando uma nova vida talvez na Suíça, ou na América, longe de todo o pesadelo vivido no Irã.

Nenhum comentário: