Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

terça-feira, 21 de maio de 2019

Cuscuz Nordestino

Existem vários tipos de cuscuz (nordestino, paulista, carioca, marroquino...). Hoje, vou escrever a receita do cuscuz nordestino que é um dos meus preferidos!

Ingredientes:
1/2 xícara de milharina ou flocão (de milho ou de arroz)
1/4 xícara de água
Uma pitada de sal
A medida é uma parte de farinha e aproximadamente meia de água, dependendo do tempo (se estiver mais úmido, é provável que você use menos água). Também pode acrescentar uma colher de chá de polvilho azedo, assim o cuscuz vai ficar com mais liga e não vai esfarelar.

Modo de Preparo:
Misture em um recipiente a milharina e o sal. Adicione a água aos poucos até ficar parecendo uma areia molhada. Deixe descansando. O ideal é deixar de um dia para o outro na geladeira, mas se esquecer, pode deixar por uns minutos que dá certo também.
Coloque em uma cuscuzeira por uns minutos até cozinhar (quando começa a sair fumaça, geralmente está pronto. É bem rápido. Você pode espetar uma faca para ver se está pronto, ela precisa sair limpa e o cuscuz ter formado um bolinho).
Caso você não tenha uma cuscuzeira, você pode colocar a massa na parte de dentro de uma tampa de panela e amarrar um pano de prato limpo. Daí, é só encher a panela de água e colocar a tampa com o cuscuz dentro do pano, assim ele vai cozinhar no vapor.

Montagem:
Você pode comer o cuscuz com manteiga, um pouco de leite e ovo mexido, que é meu modo preferido. Mas também pode ser só com manteiga, com queijo coalho, com carne de sol, com carne moída e um ovo frito (aí vira a baixaria, prato típico do Acre), com calabresa, com carne de bode, com leite e achocolatado, enfim, com aquilo que a sua imaginação preferir. É muito gostoso, experimente!

Nenhum comentário: