Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

domingo, 5 de outubro de 2008

XXVIII Semana do Tradutor – Parte II

Quarta foi um dos dias em que eu mais vi palestras. Fui pra facul às oito da manhã pra ver uma mesa redonda com o Alvaro, o Azenha e a Adriana Zavaglia. Foi interessante. Como depois ia ter a continuação do minicurso de juramentada, fui com a Marta terminar a homenagem para o quarto ano que ia passar na noite cultural.

À tarde teve uma palestra do Azenha sobre a formação em tradução no Brasil. Interessante também. Depois teve a continuação do minicurso sobre o livro do Kerouac e foi chato a parte das perguntas porque a maior parte delas foi sobre coisas que o palestrante já havia falado e ele teve que repetir as coisas. Foi nesse minicurso que surgiu o “Oh!”, depois que o palestrante disse uma palavra um tanto “forte” alguém soltou um “Oh!”, foi engraçado. E agora nós usamos o “Oh” pra tudo como expressão e pra sempre (foto). Daí, teve uma oficina, na qual eu não fui porque eu não quis então fui pra reunião da Comissão de formatura. O pessoal de Curitiba foi no Chalé, eles me convidaram, mas eu tinha a reunião. Porém, se eu soubesse que a Carneiro ia com eles, teria faltado na reunião. Droga! Perdi uma super oportunidade de ver a Carneiro no Chalé, tomar uma cerveja com ela e ainda ela quem pagou.

E, por fim, à noite teve a Noite Cultural. Mas ela não foi até o fim porque teve um temporal em Rio Preto, acabou a energia e parecia o fim do mundo. Como não consegui entrar em casa porque o portão é elétrico e ninguém foi abrir manualmente (na verdade abriram uma frestinha pela qual eu nem tentei passar), dormi na casa da Feibis! E às 5 da manhã, ouço um barulho muito alto. Muito mesmo. Pensei que o prédio tinha caído, já que era o fim do mundo. Mas não, foi um raio e depois o trovão. Mas foi muito alto. Mesmo.

Por incrível que pareça, consegui ir pra facul às oito da manhã pro minicurso de inglês. Isso graças à Letícia que me deu uma carona de guarda-chuva, que não era de oncinha. Depois, teve uma palestra com uma mulher formada no Ibilce. Ela se formou em tradução e depois foi estudar outras coisas. Gostei muito dessa palestra. De verdade. Nesses quatro anos de semana, as que eu mais gostei foram: tradução jornalística, a fala do Sperber e essa palestra. Eu entendi que a faculdade abre portas, foi bom porque ainda não sei se vou ser tradutora, mas às vezes eu pensava que estava perdendo tempo aqui, mas percebi que não estou, que posso (e vou) procurar coisas que me satisfaçam profissionalmente e pela primeira vez nesses quatro anos, pensei em fazer um mestrado. Não logo, mas assim que eu descobrir uma área que eu goste muito. Planos bem futuros.

À tarde teve uma palestra sobre tradução teológica. Por mais que eu seja católica e até goste de religiões, não me interessou muito. Por fim, um minicurso sobre tradução de textos do turismo. Cheguei atrasada (ainda bem!) porque fui na reunião com o Ceron sobre a colação de grau.

Às 18h30, teve uma oficina de música com o Alvaro. Achei que seria sobre alguma coisa que eu já tinha visto, mas foi sobre “The Beatles”, foi muito legal, eu adoro esses cursos do Álvaro (o word sempre corrige e coloca acento). No começo, ele agradeceu o CATRA em vez de agradecer a comissão da Semana, aliás, ele foi o único que agradeceu o CATRA, porque durante a semana, ninguém nem agradeceu pelas ajudinhas, como espaço físico e outros apoios. Enfim, é melhor não começar a discutir isso. No final, teve o sorteio de um cd, como sempre, e dessa vez eu pude participar porque não sou da Comissão. E pela primeira vez nos meus quatro anos de semana, ganhei! Uhuuu!!!

E teve a TPM. Todo mundo veio em casa e nós arrumamos o Bonaldi! Amy Winehouse, ficou muito legal. O bom foi que teve festa surpresa pro Rick e aqui em casa tinha pizza, então eu e a Elis nos dividimos entre a minha casa e a casa do Rick, sorte que é no andar de cima. No fim tudo deu certo, comi pizza, torta e bolo! A TPM estava boa. Acho que não tanto como nos outros anos, mas gostei bastante, fique quase até o fim. Voltei com o Ícaro, que estava bêbado. Foi divertoso! Os outros chegaram em casa um tempinho depois, porque eles foram praticamente expulsos: a música parou e acenderam as luzes. Então comemos pizza e quando fui dormir, já estava de manhã.

Nossa, ficou meio grande. Fim da segunda parte.

Nenhum comentário: