Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

terça-feira, 4 de junho de 2019

Chantilly (ou Chantili)

Chantili é um creme bem gostoso e versátil que pode ser usado como acompanhamento de várias receitas, para cobrir bolos, para comer com frutas ou para comer puro também.

Ingredientes:
Creme de leite fresco gelado ou nata gelada
Açúcar (pode ser refinado ou de confeiteiro)
A quantidade depende do gosto de cada pessoa. Já vi uma parte de açúcar para quatro partes de creme de leite (ou seja, uma xícara de creme de leite e 1/4 de xícara de açúcar), já vi 300 ml de creme de leite para 1/2 xícara de açúcar e já vi 500 ml de creme de leite (uma garrafinha) para 2/3 de xícara de açúcar. Precisa fazer uns testes e ver qual você prefere.
Você também pode aromatizar seu chantili colocando baunilha (ou essência de baunilha) ou o que você quiser (pode colocar bebidas alcoólicas também, como cachaça).

Modo de preparo:
Coloque o creme de leite fresco e o açúcar em uma tigela e bata com uma batedeira, com um fouet ou com um mixer que tenha o batedor de claras até ficar consistente (formando picos duros). Não bata demais senão vira manteiga.
Tem um vídeo bem legal aqui de como fazer. E achei uma opção vegana também (mas não testei e não posso dizer se fica bom ou não).

Para servir com chantili:
Bolo de Nutella
Brownie
Pancakes
Capuccino
Panquecas
Mug Cake

Nenhum comentário: