Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A menina que roubava livros (2007)

Título original: The book Thief
Autor: Markus Zusak
Tradutora: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca (Rio de Janeiro)

Sim, o Führer decidiu que dominaria o mundo com as palavras. "Jamais dispararei uma arma", concebeu. "Não precisarei fazê-lo." Mesmo assim, não se precipitou. Reconheçamos nele ao menos isso. Ele não tinha nada de burro. Seu primeiro plano de ataque foi plantar as palavras em tantas áreas de sua terra natal quantas fosse possível. Plantou-as dia e noite, e as cultivou.
Observou-as crescer, até que grandes florestas de palavras acabaram crescendo por toda a Alemanha... Era uma nação de pensamentos cultivados.


A menina que roubava livros é a história, como diz o título, de uma menina que roubava livros. Liesel Meminger. Ela presencia a morte do irmão, um fato que a perseguirá futuramente, e é nesse dia que rouba seu primeiro livro. Depois, é adotada por uma família, um casal, e o pai a ensina a ler. Liesel se apaixona logo por livros e passa a roubá-los, um de cada vez, somente depois que termina de ler o anterior.
Além desse fato de roubar livros, a história se passa na Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial e é muito interessante a junção da história dessa menina que roubava livros com a história da Alemanha nesse período.
Para se juntar a fatos interessantes do livro, a história é narrada por um personagem que está sempre presente, a Morte, que apresenta seu ponto de vista à medida que conta os fatos.
Vale a pena ler.

Nenhum comentário: