Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

sábado, 26 de março de 2011

Cidade de Ladrões (2010)

Título Original: City of Thieves
Autor: David Benioff
Tradutor: Alvaro Hattnher
Revisoras: Ana Kronemberger e Lara Alves
Editora: Objetiva

Contei a ela sobre a filha do coronel, patinando no Neva; os canibais e as horríveis peças penduradas em correntes presas no teto; o garoto agonizante, Vadim, e seu galo, Querida; o cachorro antitanque sangrando na neve e o soldado russo morto indicando o caminho para Moscou.


A primeira vez que ouvi falar nesse livro foi quando estava no meu último ano de faculdade. Um dos meus professores foi quem traduziu o livro, e, se não me recordo mal, disse que foi o melhor livro que já traduziu, no sentido que foi um trabalho legal de traduzir. Desde então, sempre tive vontade (e curiosidade) de ler o livro. Então, um dia estava vendo um presente para o meu irmão e achei o livro em promoção. Essa é uma edição de bolso, diferente da primeira versão e por isso o ano é 2010.
Antes desse livro, eu tinha lido A menina que roubava livros,  que se passa na Alemanha durante a Segunda Guerra. Em Cidade de Ladrões, a época também é Segunda Guerra, mas o país é a Rússia. Foi uma coincidência, mas foi legal ver parte dos dois lados da história.
O livro conta a história de dois rapazes que, em plena guerra, saem à procura de uma dúzia de ovos para o casamento da filha de um general. Uma missão praticamente impossível quando não há praticamente nada para comer.
É um livro gostoso de ler, do tipo que você quer saber o que acontece depois e é difícil interromper a leitura. Ao mesmo tempo, me fez refletir sobre várias coisas, como as dificuldades da guerra, o que as pessoas são capazes de fazer para sobreviver, a diferente maneira como a guerra afeta de modos diferentes pessoas de diferentes classes, como algumas pessoas sofrem tanto com a guerra e algumas poucas quase nem percebem. Enfim, uma reflexão que valeria outra postagem.
Se alguém se interessar, tenho o livro e posso emprestar:)

Nenhum comentário: