Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Cinnamon Roll

Hoje vou escrever esta receita que é uma das minhas preferidas da vida! Como não achei algum lugar que venda um cinnamon roll bem delícia, faço em casa, dá trabalho, mas quando você sente aquele cheiro de canela pela casa, dá uma felicidade! E na hora de comer com um café, é só alegria! Juntei duas receitas: do Gastronomismo e da Laura in the Kitchen.

Ingredientes:
Massa:
3/4 de xícara de leite
50g de manteiga sem sal
3+1/4 xícaras de farinha de trigo
15g de fermento biológico seco
1/2 xícara de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo
1/4 de xícara de água
Recheio:
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela
Cobertura:
1/4 xícara de cream cheese em temperatura ambiente
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1+1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de extrato ou essência de baunilha


3 a 4 colheres de sopa de leite morno
Modo de Preparo:
Massa:
Aqueça o leite e quando começar a ferver, desligue e coloque a manteiga para derreter e deixe o leite morninho (ou, pode esquentar o leite no microondas até a manteiga derreter). Coloque os ingredientes secos (2 + 1/4 xícaras de farinha (a outra xícara vai ser adicionada depois), fermento, açúcar e sal) numa tigela (lembre-se de colocar o sal longe do fermento), faça um buraco no meio e coloque o ovo, a água e o leite+manteiga mornos. Misture tudo até ficar homogêneo e depois vá adicionando as poucos a outra xícara de farinha que você tinha reservado. Quando ficar homogêneo de novo, coloque em uma superfície enfarinhada e sove (ou pode fazer tudo isso naquela batedeira com o gancho). Quando a massa ficar bem elástica, cubra e deixe descansar por 10 minutos.
Recheio:
Tem dois modos de preparar o recheio:
1- Misture tudo para virar uma pasta que depois você vai passar na massa aberta. É bem mais prático e fica tudo homogêneo.
2- Passe a manteiga na massa e depois polvilhe o açúcar e a canela por cima (dá mais trabalho, mas o açúcar carameliza mais).
Montagem:
Abra a massa em um retângulo, espalhe o recheio, deixando um dedo de massa na borda para poder colar. Passe água na borda sem recheio e enrole. Corte em rodelas de uns dois dedos de espessura. Coloque os rolinhos em uma forma untada e espaçados porque ainda vão crescer. Coloque um pano e deixe crescer por 30 minutos. Pré-aqueça o forno em 180º e leve o cinnamon roll para assar até ficar dourado.
Cobertura:
Misture todos os ingredientes menos o leite até ficar homogêneo. Coloque os leites aos poucos e vá misturando até ficar cremoso. Quando os rolinhos saírem do forno, coloque a cobertura e seja muito feliz! 

2 comentários:

aline naomi disse...

Tati, quero fazer essa receita ainda. Nossa, que delícia!! :)

Ah, li o livro da Isadora Becker ("Doces de Cinema") e me inspirei. Quero assar uma torta de blueberry, inspirada no filme "Um beijo roubado", de um diretor que eu gosto. Tô muito apaixonada por esse livro.

Tati* disse...

Sim!! Faça e depois me conta como ficou :)