Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Macarrão

Hoje, eu fiz macarrão à bolonhesa. Como não tirei fotos, vou deixar a receita para outro dia e hoje vou contar para vocês como cozinho macarrão.
Aprendi a fazer assim na minha viagem à Jerusalém, com um italiano.
Ingredientes:
Macarrão
Água (quantidade indicada no pacote do macarrão)
Sal

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver. Quando ferver, acrescente o sal, só o sal, nada de óleo. A água vai parar de ferver, então espere até que ferva de novo e só depois coloque o macarrão, apenas o macarrão, nada de óleo. Mexa bem; se for espaguete, mexa mais ainda para que não grude. Agora, espere o macarrão cozinhar, mexendo de tempos em tempos (minutos em minutos; não precisa ficar mexendo direto, mas também não pode deixar o macarrão abandonado lá no fogão). Vai formar uma espuma na superfície da água e o macarrão vai ficar mais claro do que quando estava cru. Daí, você experimenta o macarrão. Não tem jeito melhor de saber se está bom ou não. Eu gosto dele al dente, que é um pouco mais durinho.
Agora que seu macarrão está apropriadamente cozido, mais uma dica: se você for servir o macarrão com molho, escorra-o. Se você não for usar molho (tipo, macarrão alho e óleo, ou refogado com legumes), tire o macarrão da água com um pegador e coloque na frigideira em que irá prepará-lo, assim, não vai ficar seco. Ah, não passe água gelada/morna, senão o macarrão vai ficar frio. Se você escorrer e colocar o molho, ou tirar da água para a frigideira, ele não vai grudar, pode ter certeza.
E é assim que se prepara um bom macarrão. Simples, mas cheio de dicas. Bom apetite!

Nenhum comentário: