Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Tapioca

Já começo dizendo que a tapioca de São Paulo nunca vai ficar tão boa como a do Nordeste ou do Norte porque nossa farinha é diferente. Também adianto que este post vai ter uns truques que dão certo comigo neste tempo em que fui aprendendo a fazer a tapioca. Além disso, vou ensinar a fazer com aquela farinha que você já compra hidratada no mercado, ainda não aprendi o processo de hidratar o polvilho e fazer sua própria goma de tapioca (mas quem sabe um dia...).

Ingredientes:
Goma de tapioca hidratada
Sal
Recheio
Utensílios:
Peneira
Frigideira antiaderente bem boa

Modo de Preparo:

Misture a goma da tapioca com uma pitada de sal.

Coloque a frigideira no fogo e deixe esquentar. Peneire a tapioca até cobrir o fundo inteiro da frigideira (você também pode peneirar antes e colocar a goma na frigideira com uma colher e espalhar, mas para mim deu muito mais certo peneirar direto em cima da frigideira porque fica mais uniforme e bonita). Se a sua frigideira estiver quente, quando você acabar de peneirar, ela já vai ter grudado (entre si, formando a tapioca e não grudado no fundo da frigideira), então, você já pode virar (isso se você, como eu, gostar da sua tapioca molinha. Se você gostar dela mais dura, pode deixar por mais tempo). Para virar, eu jogo ela, porque sempre que tentei virar com a colher, deu ruim. Você vai precisar de um pouco de prática, mas é só dar uma giradinha na frigideira pra se certificar de que a tapioca não está grudada no fundo, dar uma mexidinha pra tapioca ir mais pra borda da frigideira e jogar. No começo, faça isso na pia, senão seu fogão vai ficar todo sujo. Deixe mais uns segundos e vire de novo. Se você for passar alguma coisa para comer, ela tá pronta e você pode tirar da frigideira, passar seu recheio e comer. Se você for colocar frios e quer o recheio quente, coloque o recheio e feche (mas daí sua tapioca vai ficar um pouco mais dura). Você pode fazer o recheio separado, assim sua tapioca vai continuar molinha.

E pronto \o/

Nenhum comentário: