Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Como nosso paladar muda

Esses dias, fui tomar meu café com leite de cada dia e decidi colocar umas gotinhas de chocolate no leite, esquentar e colocar o café. Daí ficou bem doce e não gostei tanto assim. Então, pensei como o nosso paladar muda com o tempo, né?
Eu tomo café com leite desde muito tempo, mas sempre coloquei primeiro açúcar e depois, por muitos e muitos anos, adoçante. Até que um dia parei de adoçar e me acostumei. Depois, comecei a tomar café especial e daí, sim, não usei mais nada para adoçar. Mas ainda gosto de colocar leite. Se bem que coloco tão pouco que acho que é muito mais por uma questão psicológica que pelo paladar mesmo.
Ainda gosto de várias coisas que eu gostava quando era criança, como cereal e farinha láctea (se bem que faz tempo que não como farinha láctea). E ainda não gosto de várias coisas, tipo cebola, banana e salada, mas como cebola em algumas preparações, tipo cebola caramelizada, cebola frita, cebola triturada refogada na comida e cebola bem dourada; como comidas feitas com banana, como torta, bolo, farofa, mas não gosto de comer só a banana, e salada eu como porque é saudável, mas não gosto muito.
Eu aprendi a comer e gostar de algumas coisas que não consumia antes, tipo alguns legumes, café sem açúcar, água com gás e limão, chá, maionese...
Acho que isso também está acontecendo porque o mundo está mudando. Na minha época de criança, comíamos muito açúcar (vide farinha láctea e toddynho). Hoje em dia, pelo menos na minha bolha, as mães estão muito mais atentas com a alimentação das crianças, por exemplo, evitando ao máximo dar açúcar antes dos dois anos.
E acredito que meu paladar ainda vai mudar. Estou descobrindo comidas novas e gosto de fazer isso, no meu sabático, uma das melhores coisas era experimentar as comidas locais. E comer é uma das minhas coisas preferidas.

Nenhum comentário: