Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Trump Ganhou...

Não entendo praticamente nada de política. Provavelmente porque em casa nunca falávamos sobre política. Nunca falava sobre política com meus amigos durante minha infância ou adolescência. Quando falávamos era para reclamar, tipo "voto porque é obrigatório", "não tem nenhum candidato bom, vou votar no menos pior", "os políticos são corruptos", "não vai melhorar" e por aí vai. Hoje, vejo que isso foi péssimo na minha vida. Mesmo assim, política não me atrai e não corro atrás para entender, acho chato, talvez seja um bloqueio.
Então, tendo esse histórico, acho desconfortável escrever sobre qualquer coisa ligada à política porque não tenho propriedade para falar, mas as pessoas devem refletir sobre a eleição do Trump nos Estados Unidos (assim como deveriam ter feito quando o Doria foi eleito em São Paulo no primeiro turno). Sim, acordei com uma mensagem da minha irmã no meu celular às 6h dizendo que ele ganhou.

"Ah, é nos Estados Unidos, deixa eles lá com o novo presidente." Pessoas, estamos num mundo globalizado; o que acontece em um lugar afeta todo o mundo. As bolsas já começaram a cair.
Todos os jornais dizem estar surpresos com o resultado das eleições, contraria as pesquisas (mas, quem acredita nelas?), mas acho que mais do que isso, contraria um achismo da galera em geral que não queria acreditar que o Trump pudesse ser eleito. Uma amiga minha postou no Facebook que não sabe porque as pessoas estão surpresas com tudo o que vem acontecendo no cenário político. Li em um jornal que não é uma surpresa considerando o patriotismo, o olhar para si e não o resto do mundo (vide Brexit). Pensando por esse lado, é verdade, não é surpresa, estamos vivendo um período de mudanças, caos, crise, sei lá.
Não sei o que vai acontecer. Todas as pessoas esperam o pior e ficam chocadas com a eleição dele, mas será que elas realmente sabem o que significa isso? Bom, mesmo que o discurso da vitória tenha sido mais razoável, nunca podemos esquecer tudo o que ele disse durante a campanha, os discursos preconceituosos, as promessas terroristas contra os imigrantes, as falas nojentas sobre as mulheres... mas as pessoas têm a memória curta (ou gostam de esquecer) e o partido republicano vai ter a maioria no congresso (ainda bem que nem todos os republicanos apoiam o Trump). Sei lá. É esperar para ver.
E com tudo o que está acontecendo, principalmente no Brasil (impeachment, PEC, reforma do ensino médio), sei que este período vai entrar na história, então temos que fazer algo no presente para que as coisas melhores, e já passou da hora de começar a entender sobre política para poder tomar uma posição, e discutir com as pessoas, e mudar o mundo.

Nenhum comentário: