Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

domingo, 27 de novembro de 2016

Você Tem Espírito Empreendedor?

Eu não tenho.

Aqui na esquina da minha casa tem uma padaria que está com um banner dizendo que está passando o ponto.
Daí fiquei pensando que seu eu tivesse dinheiro, gostaria de ter uma padaria, afinal, tenho me interessado bastante por café e queria um lugar bem gostoso para comer um bom cinnamon roll.
Mas continuei pensando e acho que não tenho espírito empreendedor. Nunca tive muita vontade de ter meu próprio negócio. Não sei porque, acho que dá muito trabalho administrar algo e acho chato ficar lidando com burocracia, inclusive por isso gosto de ser editora, mas acho que não gostaria de virar gerente e precisar ficar negociando, fazendo reuniões e não colocar tanto a mão na massa.
No Brasil, tem muitos micro-empreendedores, pessoas que têm o seu negócio, o que por um lado é bom, afinal você trabalha para você mesmo, sem chefe e faz seus horários, mas por outro pode ser que no começo você trabalhe de graça. Muitas pessoas acham que ter o próprio negócio é o ideal, mas cada pessoa é diferente.
Uma vez conversei com alguém sobre isso. Sempre queremos crescer na vida profissional, ser promovidos, ganhar mais, mas aqui isso implica trabalhar mais com coisas burocráticas e gerenciar pessoas, o que muitos profissionais não estão preparados para fazer e acaba que ficamos com chefes horríveis em muitos casos (sempre ouço as pessoas reclamando dos chefes). No fim, que problema tem você querer parar de subir em um certo ponto porque está fazendo exatamente aquilo de que você gosta? Não é muito melhor ganhar menos e trabalhar com prazer? Afinal, o trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia e é frustrante pensar que se está fazendo algo insuportável.

2 comentários:

aline naomi disse...

Também não me acho "empreendedora", mas já cheguei a pensar que ter meu próprio negócio seria bom porque, TEORICAMENTE, eu conseguiria administrar melhor o tempo, mas vi que isso é meio fantasioso. Às vezes as pessoas precisam dedicar ainda mais tempo ao seu próprio negócio, principalmente no começo. O que sei é que 1. gostaria de trabalhar com algo que gosto, ter um salário fixo, benefícios e férias; 2. arranjar outras fontes de rendimento para não depender apenas de um salário - e melhor seria se essa fonte rendesse "sozinha", como inventar um método para facilitar o planejamento financeiro para pessoas comuns, gravar uns vídeos, criar umas apostilas e deixar isso à venda on-line (algo que exigisse um esforço inicial, mas que depois não exigisse meu tempo nem esforço). Já faço os freelas e tal, mas ainda não sei como otimizar isso. No próximo emprego queria ter horário flexível e trabalhar em home office às vezes (sonhar demais não custa nada). Queria que o que importasse fosse a qualidade do trabalho e os resultados e não quantas horas fico no escritório.
E cheguei à triste constatação de que gosto muito de traduzir e editar, mas isso nunca me dará uma vida "confortável", no sentido de eu não precisar me preocupar constantemente com dinheiro.

Tati* disse...

Aline!! Eu estou fazendo planejamento financeiro e acho que ajuda muito!! Mesmo com nossa profissão que não nos deixará ricas, podemos viver confortavelmente ;)