Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Planejamento Financeiro e Wally

No ano passado, eu comecei a fazer planejamento financeiro na Gfai. É uma ótima experiência que acho que todos deveriam fazer.

Sempre tentei controlar meus gastos para nunca ficar com o saldo devedor na conta. Então fiz uma planilha e preenchia as entradas e saídas.
O planejamento financeiro é mais do que um controle dos ganhos e gastos. Você projeta seus planos, pensa nos gastos e vê se tudo se encaixa.
Então, na primeira reunião, você pensa e conversa com seu planejador sobre suas metas e planos. Para mim essa parte de fluxo é relativamente fácil. Eu consigo sempre juntar pelo menos um pouco de dinheiro todo mês. O mais útil da Gfai para mim é a parte de investimentos que rendem bem mais do que no banco. Afinal, quero juntar muito dinheiro para poder viver de renda.
Quando comecei a fazer o planejamento com eles, recebi uma planilha para fazer o fluxo de caixa. A questão é que a planilha é meio complexa e eu tenho preguiça de preencher. Também vi que estava gastando muito dinheiro, aquela história de que quanto mais você ganha, mais você gasta.
Daí, há um tempo, achei um aplicativo legal para anotar os gastos. Ele se chama Wally.
Primeiro você coloca quanto de dinheiro vai receber. Depois coloca uma meta do que você quer economizar. Daí ele pega o que sobrou e divide pelo número de dias do mês, assim você sabe quanto pode gastar por dia.
Quando você gasta, coloca lá no app. Daí dá pra você colocar o local onde gastou, escolher uma categoria, colocar as pessoas que estavam com você e de onde saiu o dinheiro (por exemplo, eu criei as saídas de cada cartão de crédito, dinheiro, conta/débito e sodexo).
Depois ele faz várias estatísticas e você vê no que está gastando mais, com quem, etc.
Então, fica a dica. O importante é você sempre se controlar e ver em que está gastando, afinal, o dinheiro evapora muito rapidamente, ainda mais em tempos de crise.

Nenhum comentário: