Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

sábado, 16 de outubro de 2021

Cafés e Chás

Eu achava que já tinha escrito sobre isso aqui, mas dei uma busca e não achei um post específico de café e chá. Então, achei que estava na hora de criar.
Não lembro quando comecei a tomar café, mas faz muito, muito tempo, desde que eu era criança. Acho, inclusive, que as crianças tomam café com leite no Japão, então deve ser por costume que comecei a tomar isso de manhã. De fato, não tenho tantas lembranças de tomarmos tanto leite com nescau, era bem raro. E toddy, acho que consigo contar nos dedos quantas vezes tomei.
Já o chá, sempre gostei de chá gelado, daqueles de garrafinha/latinha com pêssego ou limão. Mas nunca gostei muito de chá quente, provavelmente porque conhecia as infusões (chá de erva-cidreira, erva-doce, etc) ou chá mate. Comecei a tomar chá quando morei na Itália, em 2009, e tomei gosto de verdade há poucos anos, com o chá Doce Amêndoa, da Talchá, que é um dos meus preferidos até hoje.
Com o café, minha relação foi mudando muito ao longo dos anos. Tomava bem pouco quando era mais nova, troquei o açúcar pelo adoçante, tomei muito capuccino daqueles de pó que você mistura na água quando estava na faculdade, até chegar ao café especial sem açúcar. Na primeira vez que tomei café especial, achei aguado, afinal, estava acostumada a minha vida toda a tomar o café supermoído e torrado que compramos no supermercado. Depois fui aprendendo e afinando o paladar. Não tenho o paladar superapurado, não sei reconhecer os tipos de café, não estudo muito sobre, mas gosto de provar os diferentes. Prefiro os mais encorpados e que puxam pro chocolate e que são menos ácidos, mas tomo qualquer um (inclusive os muito torrados e amargos do supermercado).
Os chás, comecei com os de saquinho e agora compro os soltos e também tomo quase todos. Não gosto muito dos muito cítricos, sou bem fã do chá preto com leite e gosto dos docinhos (vide doce amêndoa... outros são rooibos caramelo, oolong creme brulee, vermelho praliné, etc).
E agora que estou morando com os meus pais, fui introduzindo eles nesse mundo. Agora eles também tomam chá e aprenderam a moer café e os diferentes preparos (prensa francesa, moka e filtro). É um processo bem legal esse de ir afinando o paladar e experimentando coisas diferentes do que você achava que era tudo igual, como café, e achar alternativas e variações de bebidas.

Nenhum comentário: