Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

sábado, 18 de março de 2017

O Nome da Rosa


A primeira vez em que ouvi falar de O Nome da Rosa foi na escola. Acho que estava na sexta série e vimos o filme numa aula de história.
Nunca mais pensei no título depois até que vi o livro em promoção na Amazon, daí comprei.
Acho que tenho sérios problemas em ler clássicos da literatura, demoro muito tempo para ler porque fico enrolando. E esse deveria ter sido rápido, porque eu lembrava do final, mas não tanto de todo o processo para desvendar o mistério. E eu gosto de mistérios.
Uma coisa que me incomodou no livro foram os vários trechos em latim. Anna Kariênina tinha trechos e palavras em outras línguas, mas tinha nota de rodapé para você saber o que estavam dizendo. O Nome da Rosa não. Só aparece lá a frase em latim e você fica boiando, porque, apesar de eu ter tido um ano de latim, só sei falar Venator conspict leonem (o caçador observa o leão, ou algo assim). E isso me deixava com raiva, não entender o que dizia aquele trecho.
Depois de meses, terminei o livro. É cansativo, tem frases em latim, viaja em vários trechos, mas é um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você não viu o filme, porque daí dá pra ficar tentando desvendar o mistério com Guilherme e Adso.

Nenhum comentário: