Como diz o título, são fragmentos da minha vida, alguns fatos marcantes, importantes, da rotina. E, é claro, como na minha vida existem várias pessoas, esse blog vai acabar virando "Fragmentos de várias vidas". Espero que seja divertoso!



Procurar no blog

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Planilha financeira

Há um tempo, uma amiga minha me perguntou se eu tinha uma planilha de gastos e respondi que sim. Então, ela me pediu um modelo e passei para ela.
Não sei se essa minha amiga me achou maluca, porque minha planilha é bem complexa.
Quando comecei a fazer um planejamento financeiro, usei a planilha que a empresa me mandou. Primeiro você fazia um preventivo dos gastos anual e ia anotando nos meses quanto tinha gastado. A planilha era dividida em alguns campos do tipo: aluguel, restaurante, mercado, presentes, etc.
Depois, parei de fazer planejamento e de usar essa planilha. Uma época, usei um aplicativo, acho que até escrevi aqui, mas não durou tanto tempo.
No meu sabático, quando parei de ganhar dinheiro, fiz uma planilha com os diferentes lugares onde meu dinheiro estava e fui anotando todos os gastos.
Depois, continuei com essa planilha. Parei de preencher no meu primeiro limbo, e voltei quando comecei a trabalhar.
Só que daí, estava morando sozinha e voltei a fazer umas abas mensais para anotar entradas, cotas e saídas. A planilha ficou mais complexa, mas é mais fácil de controlar desse jeito. Gosto de ter as divisões e subdivisões dos meus gastos. Por exemplo: contas da casa é a divisão, daí entram as subdivisões: aluguel, gás, luz, internet, etc; ou compras: mercado, café (porque assino), feira... e assim por diante. Acho importante anotar tudo, porque dinheiro é algo que desaparece muito rápido sem que a gente perceba, né?
E você? Anota seus gastos?

Nenhum comentário: